domingo, 5 de julho de 2009

Ressaca (Peça em um ato)

CENA: Brasil. Aproximadamente XXI D.C.  Um homem sentado em uma poltrona de uma sala de estar, com uma poltrona vazia ao lado. 

Quando sobe o pano, o aspirante a aluno de latim, o carioca Rangel, abre a porta, e o ascensorista paulista Ivan está sentado e não esboça muita reação. O relógio marca 14h13. Devem ser interpretados por dois bom cômicos de bar.

Rangel: Sabe, hoje de manhã lembrei que você ia estar com essa ressaca e sem querer falei em voz alta. (Sinaliza aspas próximo ao rosto) I ai já dormiu e vomitou sangue (Para com as aspas) enquanto eu tentava ter aula? 

Ivan: (Com pouca vontade de viver) Hum... 

Rangel: (Sentando na poltrona) Quando me dei conta estava falando isso para meu professor de mecânica vibratória.

Ivan: E por que raios você tem aula de mecânica vibratória numa faculdade de biblioteconomia?

Rangel: É de Letras. E estou me especializando em Latim.

Ivan: Foda-se! Para que você tem mecânica vibratória?

Rangel: Serve para... Ah Vai se foder seu bêbado de merda!

Ivan: Meu psiquiatra me disse para não confiar em pessoas que não bebem.

Rangel: Meu psicopata disse que devo matar quem não confia, em quem não bebe.

Ivan: Minha mãe me disse que sou bonito.

Rangel: Espera ai! Você não tem um psiquiatra.

Alguns segundos de silêncio absoluto.

Rangel: Vem cá Ivan, como é que eu faço para mandar você tomar no cu?

Ivan: Ah! Não me enche o saco.

Rangel: Ivan, você ta entrando na moda?

Ivan: Já foi hoje?

Rangel: Aonde?

Ivan: A merd...

Rangel: Não era para você estar no seu emprego cretino?

Ivan: Dei um call sick, acho que eles vão me demitir. E quer saber foda-se! Esse trampo não é pra mim.

Rangel: (Irónico) Porra! Como não é para você? Pensei que via essa coisa de ascensorista como uma maneira de subir na vida!

Ivan: Rangel, sabe o que você tem mais que eu?

Rangel: (Rindo) O que meu velho?

Ivan: Tem mais é que se fod...

Rangel: Culus bebedorum dominus non habet.

Ivan: Enfia o seu latin no olho roxo do seu c...

Rangel: Cara, não da pra conversar com você de ressaca.

Rangel se levanta e vai sai por uma portinha diferente da que ele entrou. Ivan faz cara de satisfeito com o silêncio. Mau termina de se acomodar na poltrona Rangel volta com duas cervejas na mão.

Rangel: Pronto seu filho da puta. Amanhã para aguentar você, vou estar do mesmo jeito.

Ivan: Caralho hein! Ok?

Os dois abrem respectivas cervejas, brindam. Luzes se abaixam, antes de se apagarem por completo, voltam ao ponto de iluminação total.

Rangel: Mais você vomitou sangue mesmo?

Desce o pano


Nenhum comentário:

Postar um comentário